Percepção e conhecimento de alunos de graduação e funcionários de uma IES em relação às espécies vegetais e áreas naturais do campus
DOI:
https://doi.org/10.14295/holos.v20i1.12359Palavras-chave:
Etnobotânica. Universitários. Percepção ambiental.Resumo
As áreas verdes urbanas são percebidas de diferentes formas pelas pessoas, a depender de fatores culturais, sociais e sensoriais. Uma Instituição de Ensino Superior (IES) reunindo uma heterogeneidade de classes sociais e descendências étnicas torna-se um local de pesquisa que pode refletir diferentes percepções ambientais. O conhecimento de tal heterogeneidade serve de base para a construção de programas específicos de educação ambiental. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi analisar a percepção e conhecimento de alunos de graduação presencial e funcionários da IES em relação às espécies de flora e áreas naturais do campus universitário. O método adotado foi a aplicação de entrevistas estruturadas contando questões abertas e fechadas. Os dados foram analisados quali e quantitativas. Foram 40 participantes, sendo 55% alunos e 45% funcionários. O número de espécies citadas pelos participantes variou entre 1 e 11 (± 2.93). Sobre as áreas naturais do campus a maioria dos entrevistados (73%) a declarou como "regular" segundo sua percepção, sendo alguma forma de utilidade ao homem as mais citadas, ficando as funções ecológicas com menor importância. Baseando-se no conceito da “cegueira botânica” os resultados mostram que os entrevistados apresentam dificuldade em perceber as plantas em seu cotidiano. Tendo a referida IES a divulgação de uma postura sustentável, esperamos que os resultados possam servir de base para o planejamento de projetos de Educação Ambiental envolvendo alunos e funcionários da instituição e comunidade externa em projetos de extensão universitária que contribuam para o alcance de uma comunidade acadêmica que contribua com seu pilar ambiental.