Percepção e conhecimento de alunos de graduação e funcionários de uma IES em relação às espécies vegetais e áreas naturais do campus

Autores

  • Marina Consuli Tischer Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto - FHO
  • Alex Fernando Carciragui Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto - FHO
  • Andressa Cristina Ricardo Camargo Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto - FHO
  • Lorena Laís Sala Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto - FHO
  • Natália de Souza Penteado Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto - FHO
  • Tatiane Aparecida Domingues da Silva Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto - FHO
  • Giovana de Oliveira Pereira Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto - FHO
  • Jéssica Fernanda Pupi Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto - FHO
  • Maiara Fernanda Cardoso Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto - FHO
  • Sheron G. Dias D'Ávilla Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto - FHO
  • Gabriele Marcon Oliveira Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto - FHO
  • Maria Júlia N. Fernandes Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto - FHO
  • Angel Domiciano Santanna Santos Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto - FHO

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v20i1.12359

Palavras-chave:

Etnobotânica. Universitários. Percepção ambiental.

Resumo

As áreas verdes urbanas são percebidas de diferentes formas pelas pessoas, a depender de fatores culturais, sociais e sensoriais. Uma Instituição de Ensino Superior (IES) reunindo uma heterogeneidade de classes sociais e descendências étnicas torna-se um local de pesquisa que pode refletir diferentes percepções ambientais. O conhecimento de tal heterogeneidade serve de base para a construção de programas específicos de educação ambiental. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi analisar a percepção e conhecimento de alunos de graduação presencial e funcionários da IES em relação às espécies de flora e áreas naturais do campus universitário. O método adotado foi a aplicação de entrevistas estruturadas contando questões abertas e fechadas. Os dados foram analisados quali e quantitativas. Foram 40 participantes, sendo 55% alunos e 45% funcionários. O número de espécies citadas pelos participantes variou entre 1 e 11 (± 2.93). Sobre as áreas naturais do campus a maioria dos entrevistados (73%) a declarou como "regular" segundo sua percepção, sendo alguma forma de utilidade ao homem as mais citadas, ficando as funções ecológicas com menor importância. Baseando-se no conceito da “cegueira botânica” os resultados mostram que os entrevistados apresentam dificuldade em perceber as plantas em seu cotidiano. Tendo a referida IES a divulgação de uma postura sustentável, esperamos que os resultados possam servir de base para o planejamento de projetos de Educação Ambiental envolvendo alunos e funcionários da instituição e comunidade externa em projetos de extensão universitária que contribuam para o alcance de uma comunidade acadêmica que contribua com seu pilar ambiental.

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Publicado

2020-01-26

Como Citar

Tischer, M. C., Carciragui, A. F., Camargo, A. C. R., Sala, L. L., Penteado, N. de S., Silva, T. A. D. da, Pereira, G. de O., Pupi, J. F., Cardoso, M. F., D’Ávilla, S. G. D., Oliveira, G. M., Fernandes, M. J. N., & Santos, A. D. S. (2020). Percepção e conhecimento de alunos de graduação e funcionários de uma IES em relação às espécies vegetais e áreas naturais do campus. Holos Environment, 20(1), 21–28. https://doi.org/10.14295/holos.v20i1.12359

Edição

Seção

Artigos