FOTO-OXIDAÇÃO CATALÍTICA APLICADA AO TRATAMENTO DE EFLUENTES PARA OBTENÇÃO DE ÁGUA PARA REÚSO NA INDÚSTRIA TÊXTIL

Autores

  • Daiane Cristina Lenhard Universidade Estadual de Maringá
  • Alessandra Zacarias Santos Universidade Estadual de Maringá
  • Verônika Carrer Fontana Universidade Estadual de Maringá
  • Célia Granhen Tavares Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v10i1.2187

Palavras-chave:

Foto-oxidação catalítica, Efluente têxtil, Dióxido de titânio, Reator fotocatalítico de filme, Radiação ultravioleta

Resumo

O objetivo principal deste estudo foi avaliar a utilização do processo de foto-oxidação catalítica para a descoloração do corante têxtil comercial Preto Intenso e de um efluente têxtil, visando a obtenção de um efluente final próprio para o reúso na indústria. Tanto o corante quanto o efluente foram obtidos em uma lavanderia que tinge roupas de jeans. O efluente foi caracterizado quanto à Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), Demanda Química de oxigênio (DQO), cor, turbidez, pH, varredura espectrofotométrica para determinação do comprimento de onda de absorbância máxima no espectro visível e concentração dos íons cloreto (Cl-), sulfato (SO4-2), nitrato (NO3-) e fosfato (PO4-2). A água de reuso da mesma lavanderia industrial coletada e caracterizada da mesma forma que o efluente composto. Os ensaios de foto-oxidação catalítica foram realizados em um reator de filme impregnado com o dióxido de titânio, TiO2. Nos testes foram avaliadas lâmpadas a vapor de mercúrio de 250 e 125 W, e lâmpadas germicidas de 15 W. Os resultados obtidos mostraram uma melhor descoloração do corante do que do efluente têxtil. No entanto, os resultados obtidos para o efluente têxtil podem ser considerados satisfatórios, uma vez que sua cor apresentou-se inferior à cor da água reutilizada atualmente na lavanderia. Os melhores resultados tanto para o corante quanto para o efluente foram obtidos utilizando-se a lâmpada de mercúrio de 250 W e duas lâmpadas germicidas de 15 W, obtendo-se descolorações acima de 60 % para o efluente e acima de 90 % para o corante, após 6 horas de experimento.

Biografia do Autor

Daiane Cristina Lenhard, Universidade Estadual de Maringá

Doutorado em andamento pelo Departamento de Engenharia Química da Universidade estadual de Maringá. Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá. Atuando principalmente no tratamento de efluentes texteis por fungos ligninolíticos e por processos foto-oxidativos.

Alessandra Zacarias Santos, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (1997) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2004). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Tratamentos e Aproveitamento de Rejeitos, atuando principalmente nos seguintes temas: processos avançados de tratamento de efluentes, processos de descoloração, fungos ligninolíticos e foto-oxidação.

Verônika Carrer Fontana, Universidade Estadual de Maringá

Cursa Graduação em Engenharia Química. Realizou projeto de Iniciação Científica na área de tratamento de efluentes têxteis por foto-oxidação catalítica.

Célia Granhen Tavares, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará (1978), mestrado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1982), doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e INSA-Toulouse (1992) e pós-doutorado em Engenharia Ambiental pela Université Montpellier II (1997-1998). Atualmente é professora associado nível C da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência e atua nas áreas de Engenharia Química e Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Técnicas Avançadas de Tratamento de Efluentes, Tratamento Biológico de Efluentes Líquidos, Gestão e Tratamento de Resíduos Sólidos e Gerenciamento e Monitoramento de Recursos Hídricos.

Downloads

Publicado

2010-10-05

Como Citar

Lenhard, D. C., Santos, A. Z., Fontana, V. C., & Tavares, C. G. (2010). FOTO-OXIDAÇÃO CATALÍTICA APLICADA AO TRATAMENTO DE EFLUENTES PARA OBTENÇÃO DE ÁGUA PARA REÚSO NA INDÚSTRIA TÊXTIL. Holos Environment, 10(1), 26–41. https://doi.org/10.14295/holos.v10i1.2187

Edição

Seção

Artigos