SISTEMAS SUSTENTÁVEIS DE DRENAGEM URBANA: DISPOSITIVOS

Autores

  • Mariele de Souza Parra Agostinho Universidade Estadual de Maringá
  • Cristiano Poleto Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v12i2.3054

Palavras-chave:

Sistemas de Drenagem Urbana Sustentáveis, Bacia Hidrográfica Urbana, Hidrologia Urbana

Resumo

O processo de urbanização acarretou inúmeras alterações ambientais, modificando o funcionamento do ciclo hidrológico local, provocando frequentes enchentes, diminuição da infiltração de água no solo e erosões. Uma nova alternativa para auxiliar na melhoria do equilíbrio ambiental de bacias hidrográficas urbanas é o SUDS (Sustainable Urban Drainage Systems). Esse sistema é uma evolução do conceito de drenagem urbana convencional, pois objetiva solucionar ou amenizar problemas de erosão e, ainda, aumentar das taxas de infiltração de água na bacia hidrográfica. Isso se torna possível por intermédio de sistemas elaborados para aumentar a infiltração da água pluvial no solo e reduzir o escoamento superficial que tem como destino os corpos d’água da bacia urbanizada. Esse artigo tem como objetivo apresentar os principais dispositivos ligados ao conceito do SUDS e suas principais vantagens e desvantagens. Pôde-se concluir que o SUDS, em geral, oferece uma boa relação entre o custo-benefício para sua implantação em áreas urbanas.

Biografia do Autor

Mariele de Souza Parra Agostinho, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda de Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Cristiano Poleto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Civil (1996), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Mestrado em Engenharia Civil com ênfase em Recursos Hídricos e Tecnologias Ambientais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2007) e Pós-Doutorado na Coventry University na Inglaterra (2009). Tem experiência na área de Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade da água, sedimentos urbanos, qualidade dos sedimentos, poluição difusa e metais, granulometria laser e bacias hidrográficas urbanas. Experiência na elaboração de um curso de Especialização em Meio Ambiente e disciplinas Técnicas de EAD, além da organização de cursos de extensão e Eventos Científicos.

Downloads

Publicado

2012-12-13

Como Citar

Agostinho, M. de S. P., & Poleto, C. (2012). SISTEMAS SUSTENTÁVEIS DE DRENAGEM URBANA: DISPOSITIVOS. Holos Environment, 12(2), 121–131. https://doi.org/10.14295/holos.v12i2.3054

Edição

Seção

Artigos